terça-feira, 13 de julho de 2010

Postagem Inaugural: Mobilização



Os músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estão mobilizados em torno de questões essenciais para o adequado exercício de sua profissão, bem como para o desenvolvimento da música orquestral sinfônica no Estado do RS.

Este blog é lançado hoje como parte desta iniciativa coletiva e organizada em prol de uma Orquestra melhor para todos os cidadãos e cidadãs.

Esta iniciativa é coordenada pela AFFOSPA - Associação dos Funcionários da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - órgão que representa os músicos da OSPA, e cujos comunicados e posições oficiais passam a ser publicados nesta página.

O assunto mais premente no momento é o problema da defasagem na parcela de manutenção de instrumentos e indumentária.

A exigência do cumprimento da lei que regulamenta esse reajuste teve ampla repercussão. Noticiaram sobre o assunto p.ex. o jornal eletrônico Sul 21, o Jornal Zero Hora, a Revista Concerto (de âmbito nacional), e até mesmo a página da Procuradoria Geral do Estado.



Enganar-se-ia, e muito, quem porventura viesse a supor que os músicos estejam interessados em questões pecuniárias pura e simplesmente.

A reivindicação do reajuste é apenas um item de uma lista de questões fundamentais para o exercício da arte orquestral sinfônica entre nós. Alguns dos outros itens são:

- o situação de virtual fechamento do Conservatório Pablo Komlós (antiga Escola de Música da OSPA),

- a problemática da acústica (insalubridade) da atual sala de ensaios (Armazém A3 do Cais do Porto), e

- o impasse relativo à construção do Teatro Sinfônico.


Os músicos da OSPA querem dar uma contribuição ativa para o encaminhamento destas e de outras questões que afligem a Fundação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário